domingo, 26 de outubro de 2008

Onde é sua Pátria?

Pátria é onde você nasce ou onde se ganha dinheiro?

Brasil hexacampeão de futsal, mundial disputado no Brasil, patriotismo a flor da pele, e o fato mais relevante nisso tudo, é que a seleção italiana é composta somente por .... BRASILEIROS... sinceramente fico confuso, no futebol de campo, no basket, no atletismo, e em quase todos os esportes isso está virando rotina, ao mesmo tempo que o patriotismo é lindo, ele não paga suas contas e muito menos alimenta seus filhos, vamos nos colocar na posição de um jovem que rala nesse país sem nenhum apoio (a maioria está nessa situação), acorda cedo, pega 2 ou 3 conduções até o local de treino, se alimenta precariamente, trabalha, estuda, e o governo não 1 centavo, aí esse mesmo atleta vence todas as barreiras e vira um atleta, rala mais ainda e ganha reconhecimento nacional, passa a ganhar um auxílio, vai para olimpíada, e fica em último lugar, ou perde a disputa do Bronze, reação imediata... fracassado... é isso que a maioria de nós pensa, mas como que uma pessoa que passa por isso tudo é fracassada, ela já é vitoriosa só por não ter seguido outros caminhos (ilícitos), quem perdeu a medalha, o jogo, a prova... foi ela, não foi o Brasil, o Brasil nunca fez nada por ela, e quando esse mesmo atleta ganha... o Brasil é um celeiro de atletas, todos pensamos, aqui o que se planta dá... e outras frases conhecidas. Mentira!!! Aqui se você não correr atrás e ralar, você não consegue nada!!! Pergunta para o Pelé, o Oscar, a Hortência, o Giba, o Robson Caetano, o Aurélio Miguel, o que eles recebiam de apoio, que horas e quantas horas eles treinavam por dia, quantas bebedeiras e noitadas tiveram. Então eu pergunto esses atletas não se naturalizaram americanos, italianos, ingleses, alemães porque? Não é perturbador? Imagina quanto dinheiro cada um teria ganho, se tivessem se naturalizado. Agora imagina a satisfação de ser campeão, por um país desse, que você sabe lá no fundo que não faz nada por você, mas choramos quando ouvimos o hino e vemos a bandeira hasteada, e qual será a sensação de ser campeão por outro país? Será que o sentimento de gratidão por uma nação que te apadrinha, te da apoio, estrutura desde a base, e não quanto você conquista algo não pode ser maior, o que é mais importante nisso tudo? O lugar que nasceu ou o lugar que te respeita?

FAIR PLAY

Primeiro dia, primeiro assunto, depois de muitas idéias...

Última rodada do brasileirão, Maraca lotado, Flamengo x Atlético-MG, falar sobre o que? O Galo massacrou, atacou, contra-atacou, tocou bola e defendeu como ninguém, o Mengão, tava mais pra menguinho, a torcida esperando uma vitória convincente, presenciou um sonoro 3x0 para o Galo, saiu atônita, revoltada, desesperançada, o Presidente que contava os dias para o chopp do hexa, vai beber pra esquecer. Então o que falar? O que dizer? O que tem de interessante além disso tudo?
O FAIR PLAY, que traduzido significa “jogo limpo”, mas o que é jogo limpo? Um atleta simular uma contusão é jogo limpo? Pois o menguinho já perdia de 1x0, quando um atleta do Galo caiu no gramado, meu DEUS o que fazer? Jogar bola!!! Se fosse falta o juiz teria dado, se ele estivesse mesmo lesionado o juiz pararia o jogo, então porque parar o jogo, vai pra cima! Ataca! Isso é feio, muitos vão dizer, e o que é bonito? Cair no gramado, e depois de um spray de água levantar? Porque logo depois desse lance o Galo arrancou um contra-ataque e matou o jogo, 2x0. Agora a minha maior dúvida nisso tudo é, quem dá essas ordens? O Presidente, o Técnico, o Capitão, o Juiz??? Sim porque o cara que manda fazer isso não entende nada!!! O FAIR PLAY é pra ser usado na seguinte situação Time A contra Time B, jogador do time B cai lesionado, e a bola esta com o time A, que joga a bola para fora para o adversário ser atendido, no lateral a ser cobrado o time B devolve a bola, pelo favor que o time A fez em jogar a bola para fora, para o jogador adversário ser atendido. Alguns vão se espantar, FAVOR? Sim, pois repito se fosse grave o juiz teria apitado falta ou ele mesmo teria parado o jogo. Outra situação, igual ao jogo de domingo passado, juiz para o jogo para atender o jogador do time B, a bola deverá ser devolvida ao adversário, não? Porque se não, qual o benefício que o time A tem nisso, o time B ta ganhando, fora de casa, pressão da torcida contra, o time para o jogo pra esfriar tudo, e ainda fica com a bola, estranho isso não?
O FAIR PLAY está estabelecido no futebol mundial, até gol contra já foi feito, graças a ele, e realmente acho que falta discernimento para se definir os verdadeiros motivos para usar esse recurso, parte da torcida aplaude, em alguns momentos é emocionante, é bonito ver que os atletas se respeitam, e se preocupam com os companheiros, mas em outros casos é irritante, é deprimente, imagino o torcedor por FAIR PLAY dando seu ingresso, para um mais necessitado!