domingo, 26 de outubro de 2008

Onde é sua Pátria?

Pátria é onde você nasce ou onde se ganha dinheiro?

Brasil hexacampeão de futsal, mundial disputado no Brasil, patriotismo a flor da pele, e o fato mais relevante nisso tudo, é que a seleção italiana é composta somente por .... BRASILEIROS... sinceramente fico confuso, no futebol de campo, no basket, no atletismo, e em quase todos os esportes isso está virando rotina, ao mesmo tempo que o patriotismo é lindo, ele não paga suas contas e muito menos alimenta seus filhos, vamos nos colocar na posição de um jovem que rala nesse país sem nenhum apoio (a maioria está nessa situação), acorda cedo, pega 2 ou 3 conduções até o local de treino, se alimenta precariamente, trabalha, estuda, e o governo não 1 centavo, aí esse mesmo atleta vence todas as barreiras e vira um atleta, rala mais ainda e ganha reconhecimento nacional, passa a ganhar um auxílio, vai para olimpíada, e fica em último lugar, ou perde a disputa do Bronze, reação imediata... fracassado... é isso que a maioria de nós pensa, mas como que uma pessoa que passa por isso tudo é fracassada, ela já é vitoriosa só por não ter seguido outros caminhos (ilícitos), quem perdeu a medalha, o jogo, a prova... foi ela, não foi o Brasil, o Brasil nunca fez nada por ela, e quando esse mesmo atleta ganha... o Brasil é um celeiro de atletas, todos pensamos, aqui o que se planta dá... e outras frases conhecidas. Mentira!!! Aqui se você não correr atrás e ralar, você não consegue nada!!! Pergunta para o Pelé, o Oscar, a Hortência, o Giba, o Robson Caetano, o Aurélio Miguel, o que eles recebiam de apoio, que horas e quantas horas eles treinavam por dia, quantas bebedeiras e noitadas tiveram. Então eu pergunto esses atletas não se naturalizaram americanos, italianos, ingleses, alemães porque? Não é perturbador? Imagina quanto dinheiro cada um teria ganho, se tivessem se naturalizado. Agora imagina a satisfação de ser campeão, por um país desse, que você sabe lá no fundo que não faz nada por você, mas choramos quando ouvimos o hino e vemos a bandeira hasteada, e qual será a sensação de ser campeão por outro país? Será que o sentimento de gratidão por uma nação que te apadrinha, te da apoio, estrutura desde a base, e não quanto você conquista algo não pode ser maior, o que é mais importante nisso tudo? O lugar que nasceu ou o lugar que te respeita?

4 comentários:

Anônimo disse...

Achei o máximo o que vc escreveu!! Graças a vc eu mudei minha postura em relação a isso, e vejo com outros olhos essa questão. Acho que patriotismo tem limite. Ser respeitado é muito mais importante!!
Seu blog está show!!
Te amo!!

Beijos

Unknown disse...

Eu penso o seguinte, os EUA podem me pagar milhões, pode me dar estrutura, me preparar para a vida esportiva melhor que ninguém, porém nada melhor que ganhar e gritar EU SOU BRASILEIRO, levar a BANDEIRA ao Pódio. No fundo, o potencial é do ATLETA, o coração é de uma nação só.

Unknown disse...

Ci gostei do blog...ficou show...sobre a materia achei pertinente sua visão...mas dessa forma perdemos a identidade, devemos levar a bandeira de nosso país, apesar de tudo...td que colocou deve fazer com que lutemos para o reconhecimento de nossos atletas, deve-se cobrar respeito a todos que lutam por seus sonhos,

Anônimo disse...

Muito boa postagem, eu tenho uma opinião sobre isso, eu acho que o atleta tem que fazer o que é o melhor pra ele, e não fica esperando uma coisa que pode ser que nunca chegue como uma convocação ou um reconhecimento nacional. Por isso eu apoio a mudança de naturalidade